Como melhorar a eficiência no desenvolvimento de seus produtos

A utilização de ferramentas CAD (Computer Aided Design) faz parte da vida de qualquer engenheiro. A produção de modelos 2D e 3D com o auxílio de ferramentas computadorizadas é algo tão natural quanto a utilização de um editor de textos para preparar um documento. Mas embora as ferramentas CAD permitam uma grande agilidade no processo de desenho, a construção de modelos ainda consome um tempo considerável para que um projeto possa ser validado.

Com o CAE (Computer Aided Engineering), mais do que simplesmente conceber o projeto de um produto, é possível analisar como ele irá se comportar em diversas situações da vida real com simulações. Isso permite uma significativa melhora em termos de eficiência no desenvolvimento de produtos.

Análises mais profundas

Enquanto o CAD permite a modelagem de objetos, o CAE permite que uma série de análises sejam feitas, mostrando como o objeto se comportaria na vida real sem que, para alguns casos, seja necessária a construção de um modelo físico. Os ganhos se observam tanto em termos de custos como de prazos.

Com a possibilidade de avaliações como dinâmica de fluidos, cinemática e dinâmica estrutural e análises de elementos finitos, as ferramentas CAE permitem avaliação virtual completa do projeto, com impactos sensíveis também na qualidade dos produtos finais.

Projetos mais seguros e rentáveis

Com a redução de custos e prazo dos projetos, e aumento da qualidade do produto final, os projetos que utilizam ferramentas CAE tendem a ser mais rentáveis para as organizações. Isso sem falar que eles permitem minimizar um grande número de riscos do projeto, evitando que situações potencialmente negativas ocorram nos prazos e mesmo nos custos.

No final, os resultados positivos do uso da ferramenta não são sentidos somente pelo engenheiro que a utiliza. Também se beneficiam o gerente do projeto, que observa um melhor desempenho durante o decorrer do trabalho; o cliente, que irá receber um produto final de melhor qualidade; e a organização, que contará com melhores resultados em prazos menores, possivelmente com um melhor retorno financeiro também.

Mudanças mais eficientes

Outro ponto no qual o CAE representa uma significativa contribuição para o projeto é no gerenciamento das mudanças. Sabe-se que elas são parte inerente dos projetos, em particular os de desenvolvimento, sendo até mesmo desejáveis para que se possa chegar a um produto com a maior qualidade possível.

Com o CAE, as mudanças produzem menor impacto, fazendo com que não só sua análise seja mais rápida, mas também sua implementação. Com menores impactos nos custos e nos prazos, mais mudanças podem ocorrer, tornando o desenvolvimento do produto mais dinâmico, com uma maior qualidade.

No final, a eficiência no desenvolvimento de produtos com o uso de CAE proporciona uma melhora geral, com pontos positivos no gerenciamento de custos, prazos, qualidade, riscos e até mesmo para as partes interessadas.

Você já utilizou ferramentas CAE no desenvolvimento de produtos? Quais foram os resultados observados? Você tem dúvidas? Não deixe de comentar abaixo! 

Webinar - Como ganhar tempo na preparação de geometria para análise de elementos finitos

 

2018-06-21T11:45:37+00:00

Dúvidas?

Fale com um consultor técnico

Aguarde...