Um bom software de simulação de produto pode ser uma importante solução para a sua empresa. Existem diferentes tipos de software no mercado, entre eles há os que se dedicam a reduzir os problemas de fadiga de componentes, evitando os inúmeros testes físicos, outros auxiliam na hora de entender o comportamento mecânico de componentes. No momento delicado da economia, um sistema eficiente pode ser de ampla ajuda na gestão da sua empresa em termos de engenharia.

A inovação tecnológica dos softwares de simulação de produto em tempos de crise

Além de serem extremamente funcionais no ponto de vista especializado, eles também proporcionam bons resultados em época de crise, como a que estamos vivendo. Em meio às oscilações econômicas e políticas no país, diversas empresas estão tendo dificuldades em manter as suas atividades, e as que apresentam certa resiliência conseguem enfrentar com mais confiança os tempos difíceis.

Algo importante a ser feito durante uma crise é investir em diferenciais, seja para aumentar as vendas da empresa, ou reduzir custos operacionais e de outros processos. Ao considerar estes dois pontos, é relevante falar dos softwares de simulação de produto, já que eles favorecem a redução de custo, uma vez que as simulações podem ser feitas no meio virtual, reduzindo assim o número de testes físicos efetuados. Outro detalhe é a diminuição do tempo de desenvolvimento do produto, isso também reduz custos de diversos tipos e acelera o lançamento para o mercado.

Como softwares de CAE podem ajudar a minha empresa?

A sigla CAE significa Computer Aided Engineering, e em português é conhecida como Engenharia Auxiliada por Computador. Os softwares são desenvolvidos de modo de colaborar na área da engenharia de desenvolvimento. Possuem inúmeras funcionalidades, entre elas a possibilidade de realização de um cálculo estrutural virtual.

Dentre os principais softwares encontram-se aqueles que têm como base o Método dos Elementos Finitos. Esta metodologia é usada para a realização de simulações.

Além deles, é possível encontrar softwares que façam uso da tecnologia Multicorpos. Tanto o Método dos Elementos Finitos quanto Multicorpos são usados com a finalidade de colaborar em projetos que estão sendo idealizados, assim como na implantação e alteração dos já existentes.

Dependendo do caso, é interessante a realização de treinamentos e o aperfeiçoamento do pessoal. Embora a maior parte dos softwares seja de fácil entendimento para os profissionais da área da engenharia, é importante saber mais sobre os programas para conhecer a totalidade das suas funções.

No que se refere aos softwares e treinamentos, é aconselhável que, ao escolher a empresa fornecedora, leve-se em conta a possibilidade de solicitar o treinamento do pessoal. Este ponto é importante, uma vez que a equipe treinada conseguirá potencializar o uso do software, melhorará a produtividade e conseguirá diminuir os custos da empresa em decorrência do aumento do número de simulações realizadas. Em suma, os softwares de simulação de produto são uma ótima pedida para as empresas que lidam com projeto de produtos.

Quer conhecer softwares dirigidos à contemplação das suas necessidades? Conte com a VirtualCAE e não deixe a crise abater a sua empresa.

webinar-otm

ebook-vp