Otimização topológica: entenda o que é

Você já deve conhecer ou ter ouvido falar no método de otimização topológica (TOM) utilizado em diferentes áreas, sobretudo Engenharia e Design. Trata-se do procedimento numérico empregado para esculpir a distribuição mais adequada de material de uma estrutura dentro de um espaço determinado de design, submetido a um conjunto de cargas e condições de contorno.

A otimização topológica combina o Método de Elementos Finitos com fórmulas matemáticas de otimização, com intuito de proporcionar a melhor distribuição de material do espaço fixo de projeto. A abordagem material do método de otimização de layout foi proposto inicialmente por Bendsoe & Kikuchi (1988), considerando uma equação constitutiva homogeneizada que depende somente da densidade relativa do material.

Vantagens da Otimização Topológica

A formulação para a determinação de topologias estruturais adequadas se utiliza de recursos tecnológicos capazes de proporcionar layouts eficientes. Essa inovação favorece a indústrias de diversos setores, tendo em vista que projetar peças e componentes mecânicos com alta rigidez e peso baixo se tornou uma necessidade comum.

As simulações que podem ser criadas com a Otimização Topológica permitem diferentes possibilidades, acompanhe algumas delas:

Melhor desempenho na criação de produtos

O uso estratégico da tecnologia de otimização adequada durante o processo de desenvolvimento maximiza o potencial dos produtos, permitindo que engenheiros e designers tenham maior agilidade para desenvolver rapidamente projetos, agregando qualidade e desempenho. A Otimização Topológica permite criar projetos em tempo hábil e reduzir custos.

Pode ser adaptada a produtos já existentes

A Otimização Topológica pode auxiliar na redução de gastos corporativos em inovação tecnológica, tornando os processos mais dinâmicos e os produtos mais competitivos. Além disso, os ambientes de pré e pós-processamento oferecem análises que permitem adequar os produtos, proporcionando qualidade superior, podendo inclusive, ser aplicada nos produtos que a companhia já fábrica.

Software de otimização topológica

O foco do Virtual.PYXIS é a otimização topológica em diferentes condições de fabricação, que pode ser aplicada conforme a necessidade do projeto. Entre outras possibilidades, é possível direcionar o design de produto conforme as necessidades e adequações exigidas.

O sistema apresenta integração com outras soluções CAE, como o ANSYS, Abaqus e Nastran, sendo recomendado para a realização de ciclos de otimização estrutural lineares, não lineares e otimização para a maximização de frequência natural. É possível realizar ainda a otimização de conjuntos, com componentes em contato por atrito.

E você, ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e conheça mais sobre a proposta da VirtualCAE.

curso-otm

ebook-vp

 

2018-06-21T11:42:14+00:00

Dúvidas?

Fale com um consultor técnico

Aguarde...