O cálculo estrutural é um campo da engenharia que visa analisar o esforço ao qual uma estrutura é submetida, oriundo de várias condições como acelerações, forças, pressões. Ele também prevê a capacidade que uma estrutura pode ter, seja ela qual for, a fim de verificar a sua resistência. Sendo assim, o seu uso é de máxima importância para o engenheiro e a empresa contratante, para que o projeto seja bem-sucedido e plenamente aceito.

Com a modernização do mercado, esse campo tem se expandido, com o uso de softwares de CAE – Computer Aided Engineering: uma inovação tecnológica significativa que gera redução do custo de desenvolvimento, o que facilita as tarefas diárias em projetos mais complexos. Um exemplo é a avaliação de um componente da indústria automotiva, por exemplo um retrovisor, que validado primeiramente através de uma análise virtual, é possível se ter maior segurança na produção e teste físico do componente.

Conheça mais sobre os softwares de CAE e como esse recurso beneficia o projeto estrutural, customizando tarefas na engenharia.

O que são softwares de CAE?

São programas de computador capazes realizar análises de engenharia. Eles incluem programas que usam a teoria de elementos finitos (FEA), otimização estrutural, dinâmica computacional de fluidos (CFD) e dinâmica de multicorpos (MDB). Servem como apoio para atividades diversas, como:

  • Analisar o desempenho de conjuntos e componentes, bem como a sua robustez;
  • Simulação virtual de um projeto mecânico;
  • Otimização estrutural;
  • Interações entre componentes;
  • Validação e design de produtos mais precisos.

Como essas ferramentas podem beneficiar o projeto estrutural e a empresa?

Elas podem dar maior suporte às empresas na criação de um projeto estrutural diferenciando-as em mercado tão competitivo. As ferramentas de softwares de CAE acrescentam maior precisão ao projeto, principalmente na parte da estrutura. Com os projetos de engenharia sendo cada vez mais exigidos é necessário oferecer um produto que se encaixe cada vez mas nas necessidades dos clientes.

Benefícios para a engenharia estrutural

Os softwares de CAE, quando utilizados corretamente, proporcionam benefícios para a empresa e auxilia positivamente no cálculo estrutural. Dentre os seus benefícios, destacam-se:

  • Dão maior agilidade na elaboração de projetos;
  • Contribuem para obtenção de estruturas mais econômicas;
  • Auxiliam os engenheiros na construção de projetos mais complexos e refinados;
  • Oferecem um número variado de soluções;
  • Proporcionam produtividade em menos tempo.

Sobre a Virtual CAE

A Virtual CAE é uma empresa especializada em CAE – Computer Aided Engineering, e fornece softwares robustos que vão ao encontro das necessidades do cliente. Assim, ela atua em soluções voltadas para simulações computacionais pelo Método dos Elementos Finitos e também pela Tecnologia Multicorpos, direcionados tanto para os novos projetos como para a implementação e melhoria daqueles já existentes.
Além disso, a VirtualCAE também fornece treinamento conceitual e aplicação no uso desses softwares, dando a segurança aos seus clientes de que poderão contar com a capacitação da sua equipe interna.

Softwares que trabalhamos

1. ANSYS (análise estrutural)
2. FEMFAT (análise de fadiga)
3. CarSim (dinâmica de veículos)
4. Virtual.PYXIS (otimização estrutural)
5. LS-DYNA (análise de impacto)

e prestação de serviços utilizando os softwares.

Como visto, a cada dia observamos que a inovação tecnológica dentro da engenharia é de extrema importância para as empresas. Novas ferramentas têm usadas a fim de suprir a necessidade de um cálculo estrutural mais preciso e refinado. É nesse sentido que a VirtualCAE trabalha, oferecendo serviços da mais alta qualidade e sofisticação para os seus projetos estruturais.

Ficou com alguma dúvida sobre o cálculo estrutural? Escreva pra gente pelos comentários e aproveite para conferir nosso post sobre como Usar o cálculo estrutural para sua empresa alavancar novos negócios.

ebook-vp