Empresa atua na área de simulações com tecnologia de ponta e vem ganhando destaque nos setores automotivo, de implementos agrícolas e rodoviários devido ao pioneirismo na utilização de uma ferramenta nacional

Fundada no Brasil em 2006 pelos engenheiros Leandro Garbin e Valmir Fleischmann, a VirtualCAE nasceu para atender à crescente demanda das áreas de engenharia das empresas na avaliação virtual de produtos, oferecendo softwares e serviços de simulação CAE com qualidade, profissionalismo e comprometimento. Os dois profissionais visualizaram a oportunidade com base em suas experiências nas áreas de engenharia de grandes organizações, que têm demonstrado crescente necessidade de utilizar a simulação cada vez mais cedo durante a etapa de projetos de seus produtos, diminuindo custos e aumentando a competitividade da empresa como um todo.

O ato de projetar pode ser resumido pelas ações de se fazer perguntas e tomar decisões, sendo que muitas vezes é preciso esperar o resultado de uma fase para iniciar a seguinte, o que pode demandar bastante tempo. Fazendo uma analogia, o processo de desenvolvimento de um produto é como a utilização de um GPS: quem não o utiliza, deve checar constantemente a rota, pois decisões equivocadas durante o percurso podem fazer com que o motorista perca tempo e fique quilômetros distante de seu destino final. O sistema de GPS, no entanto, sugere rotas alternativas quando se toma decisões equivocadas, garantindo que o motorista alcance o objetivo da melhor forma possível e no menor tempo.

As soluções em CAE (Computer Aided Engineering) exercem exatamente o papel de otimizar os processos de desenvolvimento de produtos, tornando-os melhores, mais rápidos e eficientes, permitindo que os envolvidos tomem decisões mais assertivas e validem seus projetos desde o início de seu desenvolvimento. A VirtualCAE representa no Brasil as melhores empresas de soluções do mercado mundial especializadas em simulações, comercializando softwares e serviços de engenharia, além de treinamentos para capacitação. Um dos pilares da empresa é a área de otimização estrutural (redução de peso), no qual desenvolveu diversos projetos com a ThyssenKrupp, Neumayer Tekfor, AGCO, entre outras grandes empresas, proporcionando ganhos significativos em competitividade.

Após alguns anos atuando junto às áreas de engenharia de grandes empresas com os softwares disponíveis no mercado, todos importados, a VirtualCAE resolveu investir no desenvolvimento, em parceria com alunos da USP – Universidade de São Paulo, de um software de otimização estrutural genuinamente brasileiro, que além das óbvias vantagens, como custos mais atrativos e rapidez na customização, trouxe novos atributos técnicos que complementam as ferramentas líderes de mercado. Assim nasceu o Virtual.PYXIS (www.virtualpyxis.com), ferramenta destinada às análises de otimização topológica de produtos que possui total integração com os principais solvers do mercado mundial de simulação.

O Virtual.PYXIS apresenta uma série de vantagens técnicas em relação aos seus concorrentes. O software utiliza o resultado dos solvers tradicionais para esculpir sobre o componente o design ideal do produto, seguindo os mesmos critérios. Realiza análises lineares, não lineares, estáticas, dinâmicas e de contato com atrito. Seu ponto forte é a otimização topológica com restrição de frequência.

A nova solução da VirtualCAE roda integrada com o ANSYS e outros dois solvers concorrentes, o americano MSC.Nastran e o francês VPS (Virtual Performance Solution) e o valor de sua licença é muito mais acessível que seus concorrentes. Recentemente, uma empresa de grande porte do setor automotivo, com a utilização do Virtual.PYXIS, reduziu 23% de massa de um componente fundido e obteve uma economia de 200 mil dólares em um volume de 5 mil componentes por ano, o que demonstra na prática os benefícios proporcionados pelo novo software.

A VirtualCAE tem trabalhado no desenvolvimento de novas formas de integração do software Virtual.PYXIS com outros solvers existentes no mercado.

 

A VirtualCAE no mundo

Com o objetivo de internacionalizar suas operações e disseminar a nova ferramenta brasileira em outros mercados, a VirtualCAE, juntamente com os desenvolvedores do software Virtual.PYXIS, iniciaram as operações da Virtual.PYXIS GmbH em Hannover, na Alemanha, e a Virtual.PYXIS LLC em Delaware, nos Estados Unidos, ambas localizadas em dois grandes centros de tecnologia e inovação.

Tendo o ANSYS Workbench como principal software de integração, a VirtualCAE firmou recentemente uma parceria oficial com a ANSYS Inc., um importante reconhecimento à capacidade técnica do software brasileiro Virtual.PYXIS.

 

Premiação Internacional

A operação alemã da VirtualCAE (Virtual.PYXIS) participou recentemente de uma competição entre jovens empresas chamada Startup-Impuls. A competição é promovida pela Empresa de Desenvolvimento Econômico da Região de Hannover e contou na ocasião com a participação de 145 empresas alemãs, tendo somente a VirtualCAE (Virtual.PYXIS) como empresa de capital estrangeiro e a empresa brasileira conquistou a segunda colocação na categoria “Gründungspreis – Prêmio de Fundação” (foto abaixo).

Para maiores informações sobre o prêmio, veja no link:

http://virtualpyxis.com.br/hannover-impuls/ (em alemão).