Para começar um projeto todo o planejamento é essencial, é com ele que temos a garantia de sucesso no resultado. Nos projetos de engenharia a simulação computacional tem sito um ótimo aliado nessas situações.

Conhecido como CAE  (Computer Aided Engineering ou Engenharia Assistida por Computador) engloba toda uma série de sistemas que auxiliam o profissional desde a análise da física básica, até sistemas mais complexos.

Mas, será que é possível economizar em projetos de engenharia com a Simulação Computacional? Continue lendo e confira.

Simulação computacional

01 – A importância do sistema

Para entender a importância de uma simulação computacional e tudo que ela pode oferecer na economia dos projetos, entrevistamos o engenheiro Renato Carneiro da Master House Manutenções e Reformas, rede especializada em serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso e drywall, impermeabilização e montagens.

Ele utiliza simulação computacional diariamente em seus projetos. Afinal, qual é a real importância de uma simulação computacional nos projetos de engenharia?

Segundo o engenheiro Renato Carneiro “A simulação computacional não só em um projeto de engenharia como também nos projetos de arquitetura, automobilística e etc., consiste na utilização de certas técnicas matemáticas, empregadas em computadores, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente qualquer tipo de operação ou processo do mundo real, ou seja, é o estudo do comportamento de sistemas reais através do exercício de modelos virtuais tridimensional onde o impacto de erros nesta fase é levado a quase zero. “

Simular todos os processos reais que acontecem em um projeto, faz com que os materiais, procedimentos e todas as etapas sejam melhor planejadas e tenham um êxito maior no seu resultado final.

Todos os cálculos e procedimentos podem ser otimizados e gerar uma economia de matéria prima com o uso da simulação computacional, a necessidade de um sistema vai desde o planejamento de todo o projeto como as economias que ele proporciona.

Agora vamos ver como aproveitar melhor o sistema para que, de fato, haja economia e melhora nos processos de engenharia.

02 – Como aproveitar melhor

Para economizar com um projeto e usar a simulação computacional a seu favor, é preciso usar todos os seus artifícios e conhecer bem a ferramenta.

O engenheiro Renato Carneiro nos contou que “A mais importante é ter o conhecimento total das ferramentas que serão empregadas para elaboração do projeto, o profissional utiliza as ferramentas necessárias para elaboração dos modelos e testes porém a simulação correta depende da alimentação dos programas com dados corretos, ou seja, o programa só devolve os cálculos matemáticos de forma ágil, o profissional ainda é a peça mais importante no processo”.

A necessidade de um engenheiro capacitado e que conheça o processo sem o sistema é importante para que com o sistema o projeto de engenharia seja otimizado e aproveitado da melhor forma.

Apenas a simulação computacional sozinha não faz milagre, o engenheiro responsável pelo projeto precisa aproveitar todos os recursos que o sistema oferece.

Entendendo como aproveitar melhor a ferramenta vamos conferir um dos seus maiores benefícios: a economia.

03 – Economia do bem mais precioso: tempo

Além de, toda a segurança que um sistema computacional pode trazer para o seu projeto de engenharia, minimizando erros e economizando com mão de obra. Não é só isso! Uma simulação computacional pode fazer muito mais por você.

O engenheiro Renato Carneiro nos revelou que “São várias economias que o uso de programas específicos trazem para um projeto, um deles é o tempo, quanto menos tempo para realizar cálculos e ensaios mais rápido todo o processo é finalizado e menos dinheiro é gasto, outra questão é a facilidade de entendimento por vários outros profissionais que trabalharão na execução do projeto até sua finalidade, a quantificação de materiais bem como o cronograma da obra especificando quando cada coisa acontece também é um dos itens que mais ganham com o uso da simulação computacional.”

Ou seja, a simulação computacional não economiza apenas o tempo do planejamento, mas no todo do projeto de engenharia.

04 – Simulação computacional que resolve o seu projeto

Um projeto de engenharia tem várias etapas e pode ser bem complexo. Outro benefício essencial do sistema é a ajuda para resolver o projeto da melhor forma.

Na entrevista com o engenheiro Renato Carneiro ele ainda nos conta que para que de fato haja economia com o sistema computacional é importante “Que nos traga economia durante todo o processo de execução de qualquer tipo de projeto de engenharia, minimizando custos e diminuindo prazos, aumentando o rendimento de insumos e diminuindo o desperdício, o fator vida é sempre o mais importante, a simulação computacional acima de tudo, pode salvar vidas na execução de projetos. “

A segurança realmente é um fator essencial em um projeto que com a simulação se torna mais viável e garantida.

05 – Economia de material

Com o planejamento prévio da obra, além das várias economias que citamos no texto como o tempo do engenheiro, os riscos do projeto, com a simulação computacional a economia de materiais para o projeto também é um ponto importante.

Com os cálculos exatos que a simulação computacional proporciona, o engenheiro tem uma certeza do material utilizado no projeto que sem a simulação computacional, ocasionalmente poderia haver ou desperdício ou a falta.

Sabemos como os materiais para um projeto de engenharia podem encarecer o conjunto da obra, por isso quanto mais economia, melhor.

Essa é mais uma dica de como economizar com a simulação computacional.

Tão importante quanto um sistema de qualidade que ofereça todos os recursos necessários para o planejamento de um projeto de engenharia, é importante que o engenheiro conheça bem a ferramenta e todas as formas como otimizar o seu uso.

Sendo assim, com todas essas dicas a simulação computacional tem tudo para se tornar um aliado forte e seguro para projetos de engenharia.

Continue acompanhando nosso blog para receber conteúdos tão interessantes como este. Se essas dicas te ajudaram de alguma forma, comente aqui para podermos te ajudar cada vez mais.

Até o próximo post!