Já falamos sobre a manufatura aditiva aqui e o quanto essa tecnologia é importante e  impacta nas produções industriais. Isso só vem aumentando conforme as tecnologias evoluem e assim cada vez mais setores estão se beneficiando. Hoje vamos falar sobre três setores que estão usando cada vez mais as impressões 3D e qual o reflexo que isso tem em suas respectivas áreas de atuação. Os setores que iremos falar são: médico, automotivo e de bens de consumo, entenda o quanto a manufatura aditiva vem transformando suas demandas.  

 

1 – Setor da Saúde

 

Além de trazer modernidade para o setor, a impressão 3D tem extrema importância e potencial, pois poderá acabar com as filas de espera para transplantes de órgãos, oferecendo solução, tratamento e esperança para diversos pacientes.

Graças a impressão 3D muitas portas estão se abrindo, pois esse procedimento permite a elaboração de protótipos funcionais, componentes cirúrgicos e outros materiais, auxiliando o desenvolvimento de implantes ortopédicos, dentários e de outros itens essenciais nesse segmento.

Para realizar a composição desses itens usados no setor da saúde, os cientistas criam um material a base de resinas, metais e células humanas para que esses sejam usados sem causar problemas nos pacientes, ou seja, desenvolvem composições 3D para usos biológicos. Um dos principais auxílios que se espera da manufatura aditiva, é a redução nas filas de transplante de órgãos.

Claro que já existem casos de sucesso quando associamos manufatura aditiva e saúde, até porque é um procedimento que vem sido usado desde a década de 80. Entretanto, em vista de tantas inovações tecnológicas, a ideia é que seus usos sejam ampliados e assim atenda ainda mais casos e situações, ajudando muito mais pessoas.

 

2 – Setor Automotivo

 

Esse setor, assim como todos que usam a manufatura aditiva, só tem a crescer e se beneficiar com essa tecnologia. Claro que ela já tem sido usada na fabricação de diversas peças e se compararmos com a produção através da usinagem, a redução de custos cai em até 80%. As peças produzidas através da impressão 3D possuem altíssima qualidade, baixo custo e grande efetividade, o que com certeza só agrega ao setor automotivo. Outra coisa importante de ser lembrada é que peças que até então estavam fora de linha, podem ser fabricadas novamente.

Os designers desses setores agora podem produzir protótipos com maior facilidade e com uma maior variedade de materiais como PVC, nylon e EVA.

É muito prático produzir peças através dessa tecnologia, é necessário ter uma boa ideia, um software desenvolvido para impressões 3D e a impressora, claro que quando dizemos fácil, é pensando em uma indústria.

 

3 – Setor de Bens de Consumo

 

Esse mercado é sempre urgente, sempre rápido, com demandas que precisam ser cumpridas no menor tempo possível, por isso a tecnologia que impressão 3D é tão importante, pois ela torna possível a simulação dos produtos com rapidez, desta forma tudo que é preciso ser melhorado é mais fácil de ser visualizado.

Muitas marcas já estão aderindo a essa inovação, pois quando colocado na ponta no papel, a economia de tempo e dinheiro é muito grande.

Muitas empresas já usam a impressão 3D, como por exemplo a Black&Decker e Alpargata já possuem  essa tecnologia auxiliando suas produções e as deixando cada vez com menos detalhes a serem reparados.

O que podemos concluir a partir dessas informações é que quanto mais se tem inovação na industrial, menos erros são permitidos, por isso cada vez mais setores estão se atualizando e aprimorando. Quem não corre atrás disso, vai ficar ultrapassado e vai perder o espaço no mercado cada vez mais.

Com certeza veremos esse processo de desenvolvimento de novos produtos se expandir e trazer movimentação, criatividade e praticidade em diversos ramos.

E você, está acompanhando as evoluções tecnológicas e todos os benefícios que teremos com elas? Tem dúvidas? Deixe aqui seu comentário!