Incentivo Acadêmico VirtualCAE

É comum no meio acadêmico alunos buscarem auxilio de empresas que possam disponibilizar algum recurso para o desenvolvimento de seus projetos de conclusão de curso, e nós da VirtualCAE valorizamos e apoiamos este tipo de iniciativa disponibilizando para equipes de FORMULA e BAJA SAE, licenças para que esses projetos alcancem o máximo de aproveitamento.

Esta semana recebemos um comunicado dos Srs. Carlos Alberto de Lira de Oliveira e Eric Born Tenius estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do curso de bacharelado em engenharia mecânica, agradecendo por nosso auxilio à equipe de BAJA e Formula da UTFPR, que gerou o TCC que realizaram neste ano.

O Trabalho de conclusão de curso disserta sobre a Otimização dos sistemas de suspensão e direção de um veículo antigo, com o objetivo de desenvolver uma metodologia de otimização dos subsistemas baseada em caracterização cinemática e dinâmica do veículo original, propondo melhorias por meio da alteração de parâmetros e por fim quantificar os ganhos por meio de simulações computacionais.

No projeto em questão disponibilizamos a licença de uso do software CARSIM para os alunos realizarem testes de benchmarking entre os veículos propostos no projeto, na execução das simulações dinâmicas dos veículos como frenagem em curva, desvio brusco de obstáculos em condições rodoviárias e urbanas e teste de curva em regime estacionário para medir as condições dos veículos antigos e prosseguir para uma próxima etapa propondo as otimizações que devem ser realizadas nos veículos para que se adequem as normas de segurança atuais.
Com a apresentação dos resultados resultados obtidos na primeira bateria de simulações e as otimizações sugeridas, os futuros engenheiros mecânicos refizeram os testes desta vez com as melhorias aplicadas nas simulações do CARSIM. Conseguindo resultados satisfatórios e atingindo os objetivos propostos no projeto.

Para acompanhar o projeto do Carlos e do Eric na integra, o mesmo estará disponível na Biblioteca online da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O trabalho desenvolvido aqui é um exemplo de como empresas podem apoiar as iniciativas acadêmicas e ajudar quem ainda está se formando. A VirtualCAE tem um know-how e equipe técnica preparada para auxiliar com a manipulação de nossos softwares. Contudo é muito gratificante sentir-se parte do desenvolvimento das futuras gerações de engenheiros de diversas áreas.

2019-09-09T19:18:27+00:00

Dúvidas?

Fale com um consultor técnico

Aguarde...