Softwares de Dinâmica Veicular para o Estudo de Desempenho de Veículos Híbridos

Softwares de Dinâmica Veicular para o Estudo de Desempenho de Veículos Híbridos

Apesar dos veículos elétricos e híbridos serem os protagonistas das novas tecnologias de mobilidade, o primeiro automóvel elétrico descrito na história data do ano de 1890, quando o químico William Morrison desenvolveu um vagão eletrificado, com capacidade para seis pessoas e com velocidade máxima de 14 km/h. Atualmente, esses veículos despontam como sinônimo de inovação e sustentabilidade, representando o futuro dos automóveis sobre os pontos de vista da menor emissão de poluentes e da menor geração de ruído.

Os veículos elétricos são aqueles acionados por, no mínimo, um motor elétrico; enquanto, de outra forma, os veículos híbridos integram baterias elétricas ao motor convencional de combustão interna, a fim de aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustível. Apesar da circulação desses veículos ter se tornado mais comum desde o início do século XX, graças aos incentivos governamentais e às normas que restringem as emissões de poluentes, o seu desenvolvimento ainda inclui algumas dificuldades para os projetistas.

No contexto da engenharia, o emprego de ferramentas de simulação virtual permite que as empresas desenvolvam projetos mais eficientes, seguros e tecnológicos. Assim, com o intuito de vencer os desafios impostos pela eletrificação dos automóveis, as empresas do setor automotivo têm utilizado, cada vez mais, ferramentas de simulação de dinâmica veicular, como CarSim e TruckSim. Esses softwares, permitem estudar a interação entre o motorista, o veículo e o pavimento, representando soluções computacionais para a modelagem e simulação da dinâmica veicular.

Os softwares de dinâmica veicular, como outras ferramentas de análise computacional de engenharia, permitem que as empresas se mantenham competitivas no mercado, enxugando os custos associados aos testes físicos e permitindo a avaliação rápida e fidedigna das novas tecnologias aplicáveis. Para as empresas do ramo automotivo que desejam acompanhar a tendência atual de substituição dos veículos convencionais pelos elétricos e híbridos, a aplicação dessas ferramentas para a análise e desenvolvimento de projetos desponta como um diferencial, uma vez que esses veículos têm ganhado cada vez mais aceitação no mercado. 

Quer saber mais sobre como a Simulação Virtual e o CarSim podem ajudar a sua empresa a ganhar vantagem competitiva no mercado? Acesse os materiais gratuitos da VirtualCAE clicando aqui

Deixe um comentário