Como vencer a dificuldade no uso de softwares de simulação?
- VirtualCAE
- 25/11/2022
- Blog
- Simulação Virtual
- 0 Comments
A simulação virtual tornou-se um excelente recurso para aprimorar os processos de engenharia. Esse tipo de tecnologia vem sendo cada vez mais adotada por empresas que buscam excelência e produtividade em todas as etapas da produção e apostam na tecnologia como um recurso eficiente para apresentar soluções para a cadeia produtiva.
Embora os softwares tenham demonstrado resultados bastante promissores, muitas empresas ainda resistem na adoção desse tipo de tecnologia em razão da dificuldade no que se refere à operação dessas ferramentas.
Nesse post, além de falar um pouco mais sobre as propriedades de cada software, vamos esclarecer porque a sua operação vem se tornando simplificada e de fácil aplicação, possibilitando que qualquer colaborador possa operar esses softwares e extrair o melhor deles.
O que fazem os softwares de simulação?
O FEMFAT é um software que permite ao engenheiro ou projetista respostas rápidas e confiáveis com relação à fadiga de componentes. Essa ferramenta permite que o número de testes físicos seja reduzido e consequentemente o tempo de produção de um produto seja otimizado. A confiabilidade desse software já foi comprovada por mais de 500 projetos em diferentes países.
O ANSYS é uma ferramenta utilizada para promover simulações multifísicas para realizar análises estruturais, térmicas, fluido-dinâmicas, eletromagnéticas, de fadiga, de fratura e de transformação de fase.
O LS-DYNA, um software utilizado basicamente para solucionar problemas de design de componentes submetidos a testes de impacto.
Por fim, há o Virtual.PYXIS um software voltado ao aprimoramento do design de componentes, que permite que o tempo de desenvolvimento de um projeto e os custos da produção sejam otimizados em razão do design. Esse software utiliza o método da otimização topológica para esculpir a melhor distribuição de um material, considerando uma estrutura dentro de um determinado espaço.
Todos esses softwares com aplicações específicas contam com grande confiabilidade e permitem o aprimoramento de diversos processos de engenharia.
Dificuldades na operação dos softwares
Embora esse tipo de tecnologia tenha revolucionado inúmeros procedimentos da indústria e da engenharia, muitas empresas ainda têm dificuldades e até resistência para adotar esse tipo de ferramenta. Em razão do nível técnico pouco avançado de colaboradores, alguns gestores concluem que esse tipo de investimento pode sair caro pela falta de capacitação.
No entanto, o que é importante destacar é que muitos softwares já contam com uma interface intuitiva e amigável, que permite que a sua operação seja mais fácil. A acessibilidade é um recurso que vem sendo amplamente trabalhado nesse ramo da tecnologia, permitindo que pessoas com diferentes graus de instrução sejam capazes de operar o software com o direcionamento automático promovido por ele.
Além disso, treinamentos oferecidos pelos representantes tendem a fazer com que a operação do software se torne mais fácil e que os colaboradores passem a extrair o máximo dessa ferramenta.
Com um software de simulação, as empresas contam com uma ótima ferramenta cujo investimento traz resultados bastante compensadores. Por isso, vale considerar e sempre tirar dúvidas sobre como são feitos os treinamentos e em que medida o software possibilita uma interface que seja fácil de operar.
Gostou desse post? Gostaria de saber mais sobre softwares de simulação e como podem sem aplicados no dia a dia da sua empresa? A Virtual CAE dispõe de inúmeras soluções em simulação, usando o melhor da tecnologia para que sua empresa seja capaz de se aprimorar cada vez mais. Conheça nosso portfólio de serviços