Agregue valor aos seus produtos com Simulação Virtual

Agregue valor aos seus produtos com Simulação Virtual

A competitividade e o dinamismo do mercado exigem das companhias a preocupação em antecipar-se e manter-se em atualização constante. A simulação virtual veio como uma solução interessante, uma vez que estreita processos, auxilia no desenvolvimento do produto desde a fase de projeto e ajuda nas principais decisões tomadas dentro da empresa. O fato é que os recursos da simulação virtual são capazes de agregar valor ao produto por conta de seus inúmeros benefícios. Quer saber quais são eles? Confira.

O que é simulação virtual

Trata-se de um software que simula as características e comportamento de um objeto ou sistema em situações determinadas. A simulação pretende reproduzir o comportamento de objetos submetidos a carregamentos e restrições de trabalho.

Benefícios

O avanço das tecnologias permitiu a adoção de processos novos de desenvolvimento e validação do produto, sobretudo com a implementação de ferramentas virtuais, que promove a redução de recursos e de tempode desenvolvimento. Entre as possibilidades da simulação virtual estão:

  • Entender o processo;
  • Verificar resultados;
  • Identificar problemas e áreas problemáticas;
  • Diminui e dinamiza etapas do processo de desenvolvimento do produto;
  • Realiza testes com intuito de explorar a máxima eficiência dos processos.

Agregando valor com a melhora na eficiência dos produtos

A simulação gera economia de tempo e custos, bem como a possibilidade de testar diferentes situações, proporcionando uma visão sistêmica do processo, por meio de relatórios de todo o sistema simulado. Além disso, permite a criação de produtos com design inovadores, com peso reduzido, aumentando sua eficiência. Ou seja, é possível desenvolver um produto melhor e com um custo menor.

A importância desse conceito demonstra uma mudança de posicionamento na elaboração de novos processos de produção. As companhias atuam com o pensamento de elaborar e depois desenvolver, em outras palavras, os processos produtivos são desenvolvidos com pouca atenção aos estudos de elaboração, gerando ajustes que poderiam ser evitados na fase de pós-introdução. Isso pode causar perdas, desperdícios e dores de cabeça que poderiam ser evitadas.

Quando se avaliam os benefícios da simulação virtual, essas perdas são evitadas com testes virtuais que chegam a uma solução ótima, em alguns casossem a necessidade de testes reais. Com base nas informações dos testes é possível determinar o modelo mais adequado de processo ou layout que agregará maior eficiência no sistema.

Nesse novo cenário, as companhias se livram de certas limitações relacionadas aos recursos disponíveis. Além disso, podem estudar a introdução de novos processos sem dificuldades de visualização, testes e de entendimento, sobretudo em situações que antes demandavam maquinário, pessoas e espaço físico, por exemplo.

Também é possível reduzir perdas, melhorar a qualidade e a confiabilidade, fatores que acabam refletindo positivamente no produto. Portanto, é possível afirmar que a introdução de novos processos produtivos utilizando soluções da realidade virtual, a exemplo dos softwares CAE, geram maior confiança e valor agregado, extremamente necessários no mercado competitivo atual.

Gostou do artigo? Saiba mais sobre como a Simulação Virtual pode agregar valor à sua empresa e conheça nosso portfólio de serviços

Deixe um comentário