Como a Agrale homologou novos produtos com auxílio da simulação computacional

 em Cases de Sucesso

A AGRALE

Com mais de 50 anos de fundação, a Agrale é a única empresa de capital e controle 100% nacional que atua na produção
de veículos, tratores, chassis para ônibus e motores a diesel. Com sede em Caxias do Sul (RS), a Agrale faz parte do Grupo Francisco Stedile, que além da Agrale e suas subsidiárias (Agrale Montadora, Agrale Argentina, Agrale Comercial e Lintec) engloba ainda Agritech Lavrale, Germani Alimentos, Germani Cereais, Fundituba e Fazenda Três Rios. Dentre os países em que a empresa está presente, destacam-se: África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Kuwait, Nigéria, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O DESAFIO

O objetivo da VirtualCAE foi auxiliar a Agrale a conquistar a homologação virtual das cabinas das máquinas da linha de grandes tratores (faixa de 110 a 170 cavalos), de acordo com a norma ROPS, que estabelece meios consistentes e reproduzíveis de avaliação das características de suportar cargas de Estruturas Protetoras Contra Acidentes na Capotagem. Com essa homologação, a Agrale automaticamente estará atendendo às exigências da NBR ISO 5700 (Tratores agrícolas e florestais -Estruturas de proteção na capotagem – Método de ensaio estático e condições de aceitação).

A norma possui uma série de requisitos, impõe uma série de análises que devem de ser feitas em relação à segurança dos operadores de máquinas agrícolas. A Agrale precisava encontrar uma empresa que a auxiliasse a atender essas exigências.

A SOLUÇÃO

Para possibilitar à Agrale garantir a homologação, a VirtualCAE utilizou o software LS-DYNA, um software de elementos finitos não-linear avançado que permite a simulação de problemas complexos, utilizado globalmente, e com sucesso, para a solução de problemas que envolvam impacto e conformação mecânica. Dentre as suas aplicações, destaque para a simulação de impacto veicular (frontal, lateral e traseiro), exatamente a que foi utilizada no case da Agrale.

Através do trabalho de simulação realizado pela VirtualCAE, a Agrale garantiu assim a integridade física dos operadores de trator em caso de capotagem, homologando seu produto mais rapidamente pelo uso da análise estrutural virtual.   

        

FEEDBACK DA AGRALE

“A VirtualCAE tem nos atendido muito bem, tanto é que voltamos a trabalhar com ela agora. Eles já tinham nos atendido em outra ocasião, também em função de questões de segurança, mas em veículos militares.”, diz Eleandro Novello, supervisor de projeto de tratores da Agrale. “A qualidade do trabalho da VirtualCAE tem nos surpreendido. Tanto é que orientamos a empresa que nos fornece as cabines a fazer o trabalho de arco de segurança com a própria VirtualCAE, justamente pelo custo-benefício, pela experiência e seriedade deles”.

SOBRE A VIRTUALCAE

A VirtualCAE é uma empresa de engenharia e tecnologia que oferece para o mercado soluções e serviços de simulação virtual CAE (Computer Aided Engineering) e engenharia, comercialização e desenvolvimento de softwares de engenharia e projetos de inovação. Estamos a mais de 15 anos atuando no mercado e ficamos situados em São Caetano do Sul.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário