Como reduzir o tempo no desenvolvimento de produtos e se destacar diante da concorrência

Como reduzir o tempo no desenvolvimento de produtos e se destacar diante da concorrência

Para ganhar competitividade, sair na frente, desenvolver novos produtos baseados em necessidades reais de seus clientes e também nas tendências do setor, uma empresa precisa conhecer muito bem seu mercado e focar suas ações em inovação.

Entretanto, para promover inovação e garantir que um produto seja lançado em um tempo mais ágil do que a concorrência, muitos empreendedores enxergam os custos como exacerbados e creem que a rapidez não pode integrar este processo, uma vez que, no desenvolvimento de protótipos, os testes e até a adequação das linhas de produção podem se transformar em uma caminhada que consome não apenas recursos, mas principalmente tempo. Será?

Com o desenvolvimento da tecnologia e o uso de softwares de simulação já é possível ter mais agilidade no processo, sem que isso demande custos enormes para uma empresa. A adoção da engenharia auxiliada por computador (CAE) representa uma inovação tecnológica que possibilita simular o desempenho de maneira a melhorar o projeto, além de beneficiar a resolução de problemas de engenharia durante o desenvolvimento de produto.

O uso da simulação virtual permite que um verdadeiro laboratório de desenvolvimento seja instalado na empresa, com a diferença de tornar o ciclo muito mais rápido e sem a necessidade de tantos investimentos. Se você ainda não conhece os benefícios na simulação virtual para reduzir o tempo no ciclo de desenvolvimento de produtos, siga acompanhando nosso post!

A simulação virtual e a corrida contra o tempo

A tecnologia começou a fazer parte de diferentes mercados trazendo competitividade para diversos nichos. Hoje, pequenas, médias e grandes empresas estão usando a simulação virtual com o objetivo de sair na frente da concorrência, devido aos benefícios que essa tecnologia é capaz de gerar.

Primeiramente, o uso da simulação virtual promove a redução de falhas durante todo o processo de concepção, isto é no design de produto, com a redução do número de protótipos. Já com a otimização estrutural é possível reduzir a quantidade de matéria-prima que será utilizada.

Quando se tem o tempo de desenvolvimento reduzido, a empresa ganha com a maximização do uso dos recursos necessários no ciclo de produto, o que gera um ganho que pode ser escalonado de forma amplamente positiva para um negócio.

Softwares de CAE

Com o uso de softwares de CAE, é possível trabalhar em todas as etapas de desenvolvimento de um produto. Uma análise de CAE apresenta 3 etapas: pré-processamento, solução e pós-processamento.

Na fase de pré-processamento, os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do produto modelam a geometria (ou uma representação do sistema) e as propriedades físicas do projeto, bem como o ambiente na forma de cargas e restrições aplicadas. Em seguida, durante a fase de solução, o uso do método de elementos finitos faz com sejam obtidas respostas de deslocamento e tensão no modelo. Na fase de pós-processamento, os resultados são apresentados ao engenheiro para revisão.

O CAE é parte integrante do gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM), que é usado junto com projeto auxiliado por computador (CAD), manufatura auxiliada por computador (CAM), manufatura digital, gerenciamento de dados de produtos (PDM) e teste de protótipos físicos. Todas estas metodologias fazem com que o ciclo de desenvolvimento do produto seja otimizado quanto à adequação, confiabilidade e lucratividade dentro de todo processo de produção.

Você já usou softwares de simulação para aumentar a performance de desenvolvimento? Que tal inovar em produtos mais eficientes idealizados em um tempo muito menor? Conheça nossos conteúdos gratuitos clicando aqui e saiba mais.

Deixe um comentário