Design de produtos e a verdadeira inovação

Design de produtos e a verdadeira inovação

A comunicação móvel faz parte da vida moderna: já não é mais preciso usar um computador para conversar com alguém a distância, mesmo por vídeo. Hoje, tecnologias surgem a todo instante: QR Code, touch screen, realidade aumentada. Mediante a todas essas possibilidades, o questionamento se faz presente: quais produtos são verdadeiramente inovadores? O que é um design inovador?

Tradicional x Inovador

Nem tudo que é criativo é inovador, tenha isso em mente. A criatividade faz uso de determinados elementos para construir algo que possui valor criativo, como uma obra de arte; a inovação tem a ver com metodologia, e está ligada à vida das pessoas e ao desenvolvimento estratégico.

Todos os utensílios tradicionais já foram em algum momento inovadores, mas com o passar dos anos se tornaram tão intrinsecamente ligados aos hábitos e à cultura que passaram a receber outra denominação. Em nossa sociedade, “tradicional” e “inovador” convivem lado a lado. Muitas vezes itens considerados tradicionais são modificados e adaptados, e a inovação bebe na fonte da tradição.

Como criar um design inovador?

A criação de um design inovador segue alguns princípios, embora não existam receitas de bolo.

Projetado para um público-alvo

Diferente da arte, um design de produto inovador é projetado para atender as necessidades de um público, desde a poltrona, cujas laterais são adaptadas e servem como uma estante para livros (público-alvo de leitores), às roupas com estampas em realidade aumentada (público-alvo de jovens apaixonados por moda e tecnologia). Ou seja, um design feito com o foco em inovação atende as demandas do público-alvo, algumas que ele próprio, inclusive, nem sabia possuir.

Prototipagem

Um protótipo é uma versão teste do seu produto. É o que alguns chamam de versão “beta”. Quando lidamos com o design de produto, precisamos conferir se a solução realmente vai resolver o problema para o qual ela foi projetada. Assim, ao invés de gastar recursos com a versão final, é feito um protótipo de teste, que tem as mesmas características dela, embora não contenha todos os seus elementos. Após a verificação com o público-alvo, a versão final é enviada para produção.

Uma observação sobre produtos inovadores

Muitas vezes a inovação demora e é desacreditada. Quem diria que passaríamos horas do dia olhando para uma caixa vendo e ouvindo pessoas falarem? Ou que mandar mensagens gratuitamente por um aplicativo fosse tão eficiente? Nem sempre a inovação é apoiada, porque simplesmente não é vista como tal. Startups surgem e morrem com a mesma velocidade porque não conseguem colocar em prática as suas ideias por conta da falta de abertura do cenário atual, o que não significa que elas não tenham valor.

A verdadeira inovação

Como distinguir o que é e o que não é inovação? Pela sua complexidade? Pelo seu público-alvo? A inovação, independente da área, muda a vida das pessoas! A escumadeira é basicamente uma colher com furos, mas possibilita uma gama de possibilidades para os cozinheiros. É para isso que o design de produto com foco em inovação serve: mostra que existem possibilidades que tornam a vida das pessoas mais fácil – urna eletrônica, bilhete único e smartphones são diferentes exemplos de inovação.

E você, o que considera ser um design inovador?

Quer saber mais sobre como a VirtualCAE pode ajudar a sua empresa? Conheça nosso portfólio de serviços

Deixe um comentário