E-book Gratuito: Simulação Virtual na Mineração

 em Análise de Sistemas

O processo de mineração envolve as atividades de reconhecimento geológico, extração, transporte, processamento, transformação mineral e comercialização. Todas essas operações constituem um campo de aplicação da simulação virtual de engenharia, com a intenção de otimizar os processos, garantir a segurança dos trabalhadores, reduzir custos com prototipagem e aumentar os índices de sustentabilidade das empresas.

As ferramentas CAE (Computer Aided Engineering) fornecem resultados muito mais precisos e abrangentes do que os obtidos nos testes físicos e cálculos analíticos. Desse modo, diante do mercado atual, o emprego desses softwares garante uma postura competitiva das empresas do setor de mineração, uma vez que permite um aumento no desempenho dos projetos e uma análise eficiente e barata de engenharia preditiva.

Dentre as ferramentas de simulação virtual CAE  aplicáveis à indústria de mineração, ressaltam-se as
de análises estruturais pelo Método dos Elementos Finitos (Finite Element Method – FEM) e as de análises de partículas sólidas pelo Método dos Elementos Discretos (Discrete Element Method – DEM). Essas ferramentas CAE podem ser utilizadas para simulação dos processos de escavação e perfuração do solo, de mistura de particulados, de transferência do minério em correias, entre outros.

Com relação às análises estruturais, essas permitemaferir os valores de tensão e deformação aos quais as estruturas são sujeitas mediante carregamentos estáticos e dinâmicos, sendo assim, ideais para a inspeção dos equipamentos durante a operação de lavra. De outra forma, as análises de partículas permitem verificar os deslocamentos e rotações das rochas, durante a etapa de transporte, além dos fenômenos de fratura e de desgaste, nos processos de tratamento dos minérios.

A utilização de simulação virtual reduz custos com prototipagem, diminui paradas inesperadas de equipamentos devido a danos previstos e acidentais e otimiza os processos industriais. Neste Ebook, serão apresentadas algumas aplicações das ferramentas de engenharia assistida por computador que podem exemplificar as amplas possibilidades de utilização da simulação na indústria de mineração. Assim, nas próximas seções, serão abordadas as análises estruturais de equipamentos de extração e as
análises de partículas sólidas nos processos de tratamento e transferência do minério.

Quer saber mais sobre como a Simulação Virtual pode ajudar empresas do setor de mineração a inovar e ganhar vantagem competitiva? ESTÁ DISPONÍVEL O E-BOOK GRATUITO “SIMULAÇÃO VIRTUAL NA MINERAÇÃO”! Nele, abordamos temas como: Análises Estruturais em Máquinas e Equipamentos de Lavra e Análises de Particulados no Tratamento e no Transporte de Minério.

BAIXE O SEU GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

8 motivos para a sua empresa investir em simulação virtual de produtosVirtualCAE e TRY Testes e Simulações no 11° Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos