Engenharia, Simulação e Inovação no Setor Agrícola

 em Análise de Sistemas

O desenvolvimento da agricultura moderna está diretamente ligada à evolução da sociedade contemporânea. Tornar a produção agrícola mais eficiente e aumentar a produtividade do plantio e colheita de alimentos são as principais metas do setor agrícola, para isso, utiliza-se de maquinários e equipamentos automatizados, desde a preparação do solo até a colheita e separação dos grãos e produtos, assim a mecanização está presente em praticamente todas as operações agrícolas atualmente.

O uso de simulações computacionais no meio agrícola permite simular condições operacionais de máquinas e implementos, a fim de testar, validar e otimizar as máquinas, tendo assim um produto final que será mais eficiente. Operações agrícolas otimizadas, com máquinas e tecnologias bem aplicadas, permitem  aumentar a eficiência e a rentabilidade dos produtores. Investir em equipamentos mecanizados otimizados é fundamental para uma  elevada capacidade operacional, maior produtividade, menores  custos e menor tempo de operação.

 

Engenharia, Simulação e Inovação no Setor Agrícola

Engenharia, Simulação e Inovação no Setor Agrícola

Os softwares de modelagem e simulação computacional auxiliam na modelagem, na execução do projeto e na construção dos equipamentos e implementos agrícolas. Assim, as fases de projeto e construção de um equipamento agrícola podem se tornar mais eficientes, baratas e rápidas com o uso de recursos de simulação. Problemas que seriam percebidos nas fases de teste podem ser detectados e corrigidos ainda durante a fase de projeto, evitando gastos com construção de diversos protótipos e a realização de testes longos e custosos. 

Engenharia, Simulação e Inovação no Setor Agrícola

A Virtual CAE oferece softwares e serviços que permitem diagnosticar e prevenir falhas estruturais, diminuir tempo de desenvolvimento e validação de modelos e novos implementos, reduzir ou eliminar testes físicos, aumentar a qualidade e a durabilidade dos equipamentos,  garantir que as máquinas atendem às normas e legislações vigentes, aumentar a eficiência dos produtos e reduzir custo, otimizando peso e matéria-prima. 

Para isso, uma diversa gama de serviços e simulações podem ser feitas, como análise de fadiga, simulações térmicas, análises de ROPS e FOPS, otimização topológica, análise de particulado, análises NHV, de cooling e HVAC. Assim como simulações de dinâmica veicular, estudos de usos de materiais para as peças, testes de campo virtual, análises de vibração das peças externas, do motor, sistema de exaustão e do painel e até mesmo simular a instalação de novas peças e sensores.

Engenharia, Simulação e Inovação no Setor Agrícola

Sendo assim, o uso de simulações computacionais traz grandes benefícios para os implementos do setor agrícola, permitindo projetar, validar e construir equipamentos bem otimizados e eficientes com menor custo e menor tempo para conquistar a homologação. A Virtual CAE já ajudou outras empresas, como a Agrale, a conquistar a homologação virtual das cabines das máquinas da linha de grandes tratores de acordo com a norma ROPS, que possui uma série de requisitos e impõe análises obrigatórias em relação à segurança dos operadores de máquinas agrícolas. Todo o processo foi realizado virtualmente, economizando recursos e tempo.

Quer saber mais sobre como a VirtualCAE pode ajudar a sua empresa a inovar através da Simulação Virtual? Acesse nosso portfólio em: https://virtualcae.com.br/portfolio-de-servicos/

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Cálculo estrutural no âmbito da inovação tecnológica gera novos negóciosFique à frente dos eu concorrente: inove em design de produtos.