Simulação DEM

A Simulação DEM é baseada no DEM (Método dos Elementos Discretos) e permite a modelagem do fluxo de partículas densas em diversas aplicações industriais. 

Com esse tipo de simulação, é possível compreender o comportamento do fluxo de partículas em diversas situações cotidianas da indústria como, por exemplo, escavação e transporte de minério, interação roda-solo de veículos “off-road”, produção de cimento, perfuração de rocha e diversas outras aplicações que envolvam partículas.

Veja abaixo alguns exemplos de como a Simulação DEM pode te ajudar!

Simulação DEM

Produtos de maior qualidade e confiabilidade

A compreensão do comportamento de um fluxo granular ajuda a entender quais são seus pontos fracos e fortes, gerando insights valiosos sobre as possibilidades de alteração visando um produto cada vez mais otimizado, inovador e competitivo.  Com a simulação DEM, é possível simular colisões entre partículas em fluxos granulares densos, o efeito do fluido envolvente no comportamento das partículas, troca de calor e reações químicas que envolvem partículas sólidas. 

Com o resultado da Simulação DEM, o engenheiro pode propor alterações que visem uma maior eficiência do processo analisado como, por exemplo, a escolha do material utilizado para que os efeitos de erosão e desgaste causados pelos impactos das partículas seja mitigado. Outro exemplo é a alteração da geometria da máquina para redução da probabilidade de congestionamento, derramamento e criação de “zonas mortas” – zonas de estagnação das partículas.

Encontre modelos otimizados

Outra grande vantagem da Simulação DEM é a verificação de conformidade com metas de eficiência do processo mesmo antes da construção do primeiro protótipo. Com esse tipo de análise, é possível atestar a velocidade do fluxo, se existem zonas de estagnação, se existem locais de alta probabilidade de congestionamento e várias outras variáveis que afetam o output final.

Isso ajuda a reduzir a quantidade de protótipos físicos que seriam necessários para calibrar o processo até se obter a eficiência desejada, reduzindo o time-to-market

Simulação DEM - Modelos Otimizados

Vantagens:

  • Entenda o comportamento do fluxo de partículas granulares sem a necessidade de inúmeros protótipos físicos
  • Compreenda os pontos fracos e fortes de seu design e proponha mudanças para obter um produto mais eficiente
  • Inove ao reduzir o time-to-market e saia na frente da concorrência

Softwares para Análise Estrutural

Ficou interessado?

Preencha o cadastro abaixo e um de nossos especialistas irá entrar em contato com você para te ajudar! Ou você pode também entrar em contato diretamente pelo Whatsapp utilizando o botão na parte inferior da sua tela.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.