Qual a diferença entre FEA, FEM e MEF?

Quando um engenheiro está iniciando no mundo da simulação computacional, é provável que ele encontre os termos FEA, FEM e MEF ao longo do caminho e ele pode se perguntar: “Qual a diferença entre FEA, FEM e MEF?” – É exatamente isso que responderemos nesse artigo! Vamos lá!

FEA: o que é isso?

FEA é uma sigla que, em inglês, significa Finite Element Analysis – Análise de Elementos Finitos, em português. Já comentamos sobre esse tipo de análise neste post aqui do blog, mas vamos recapitular: a Análise de Elementos Finitos é utilizada por engenheiros ao redor do mundo para resolver problemas de engenharia como a análise computacional de estruturas.

FEM: uma sigla importante!

FEM é mais uma vez uma sigla que, em inglês, significa Finite Element Method – Método dos Elementos Finitos, em português. Esse método é a base da análise de elementos finitos (FEA) que comentamos acima, ou seja, é a partir da aplicação desse método que é possível obter resultados de uma análise de elementos finitos! Conhecer bem o método dos elementos finitos transforma o engenheiro em uma peça-chave para a indústria, aumentando a produtividade do funcionário e a eficiência de suas análises!

MEF: a tradução! 

MEF é uma sigla, mas diferentemente das outras duas acima, ela não está em inglês e significa Método dos Elementos Finitos – uma tradução para o português de Finite Element Method (FEM)! É importante que o engenheiro conheça essa sigla e saiba o que ela significa, bem como é imperativo que ele também conheça o método em si e como ele funciona – temos um post aqui no blog que mostra o que é o método dos Elementos Finitos e como ele pode ser aplicado na indústria para aumentar a competitividade dos produtos e reduzir custos!

Postagens Recentes
Otimização Topográfica