FEMFAT

Um desenvolvimento inovador que visa reduzir peso é chave para um futuro com redução de emissão de poluentes e consumo de combustível e matéria-prima. Com os novos paradigmas que buscam mais eletrificação, novas possibilidades de redução de peso se apresentam ao engenheiro e facilitadas com o uso do FEMFAT.

Com as restrições de projeto que envolvem fadiga muitas vezes sendo conflitantes, é necessário abordar e resolver tais conflitos a fim de entregar um produto inovador e confiável.

O FEMFAT é um dos softwares líderes de mercado em análise de fadiga de componentes. Ele possibilita o estudo da influência de diversos fatores nos resultados de fadiga, desde os relativos às propriedades dos materiais e processos de fabricação até os efeitos de tratamentos térmicos e carregamentos multiaxiais.

 

FEMFAT

Universal e versátil

O FEMFAT é um programa de software universalmente aplicável para a análise de fadiga de componentes carregados estaticamente e/ou dinamicamente e de sistemas completos. Com base nas tensões provenientes da análise de elementos finitos, o FEMFAT oferece resultados como vida em fadiga ou danos, bem como fatores de segurança, permitindo a identificação de potenciais designs leves, bem como potenciais pontos fracos já na fase inicial de desenvolvimento do produto.

Métodos eficientes

Os métodos utilizados ​​são uma combinação de conceitos clássicos de tensão nominal/tensão-deformação e padrões de cálculo, como TGL e FKM, bem como métodos que foram desenvolvidos no Centro de Engenharia Steyr GmbH & Co KG (“ECS”), na Áustria.

Isso inclui o conceito de efeito de suporte por meio de gradientes de tensão relativos e influência de tensão média em combinação com o método do plano de corte crítico, bem como novos métodos para a determinação de tensões equivalentes.

Experiência comprovada

O FEMFAT provou sua excelência ao longo de muitos anos de trabalho diário em serviços de engenharia. Isso significa que a riqueza da experiência adquirida com mais de 1.000 projetos bem-sucedidos em lidar com a fadiga está incorporada ao FEMFAT – uma vantagem de valor inestimável.

Objetivos do software

Análise de fadiga de metais, polímeros e compósitos. Permite realizar o cálculo de quantos ciclos o componente suportará antes de acontecer a falha por fadiga, ou realizar a análise de dano em fadiga.

Vantagens:

  • Integração de análise de fadiga com vários softwares de análise estrutural do mercado como ANSYS,
    NASTRAN, ABAQUS, LS-DYNA
  • Possibilidade do estudo da influência de vários fatores na fadiga como:
    propriedades de materiais, entalhes, tensão média, rugosidade superficial, tratamento
    superficial (mecânico ou químico), influência dos processos de fabricação na fadiga
    (fundição, estampagem)
  • Possibilita a redução do número de testes físicos e, consequentemente, a redução do
    tempo de desenvolvimento de produto

Tipos de análises:

  • Fadiga em baixo e alto ciclo
  • Fadiga uniaxial e multiaxial
  • Avaliação de fadiga em solda ponto e cordão
  • Fadiga térmica
  • Fadiga com deformações plásticas residuais
  • Fadiga espectral
  • Fadiga em compósitos.

Ficou interessado?

Preencha o cadastro abaixo e um de nossos especialistas irá entrar em contato com você para te ajudar! Ou você pode também entrar em contato diretamente pelo Whatsapp utilizando o botão na parte inferior da sua tela.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Quer receber o catálogo com todas as funcionalidades desse software?

Basta clicar no botão abaixo, preencher seu cadastro e o catálogo será enviado para o seu e-mail.