Experimentar...

Existem três métodos que podem ser utilizados para resolver os problemas de engenharia: o teórico, numérico e o experimental. Muitos problemas requerem a aplicação dos três métodos para uma verificação de confiabilidade do produto.

A quantidade relativa de testes experimentais cada um depende da natureza do problema. Problemas que estão na fronteira do conhecimento requerem muitas vezes estudos experimentais muito longos, uma vez que teorias adequadas ainda não estão disponíveis para resolvê-los.

...e complementar!

Logo, a Teoria e a Experimentação devem ser consideradas como técnicas complementares e o engenheiro que compreende a importância de ambos e segue esta linha de pensamento, em geral, será mais eficaz na resolução dos problemas, do que aquele engenheiro que prioriza um método em relação ao outro, ou até mesmo que utiliza exclusivamente um método ignorando os outros.

A sinergia entre a parte teórica e a parte experimental é essencial para a criação de produtos robustos, inovadores e confiáveis.

Testes com auxílio do TestLab

TestLab

O Simcenter TestLab é uma solução completa e integrada para engenharia baseada em testes, aliando aquisição de dados multifísicos com um conjunto completo de ferramentas de teste, análise e modelagem para uma ampla gama de necessidades.

Projetado para tornar os usuários individuais e equipes completas mais eficientes, o software oferece suporte a departamentos de teste focados no futuro, oferecendo o equilíbrio certo entre facilidade de uso e flexibilidade de engenharia, fechando o ciclo com simulação.

O Testlab aumenta a produtividade de uma instalação de testes, fornecendo resultados mais confiáveis, mesmo quando a disponibilidade de protótipos é reduzida.

Objetivos da análise experimental

  • Elaboração ou confirmação de modelos matemáticos e numéricos;
  • Obtenção de dados necessários à avaliação da segurança de uma estrutura em serviço;
  • Estudo do seu comportamento com a finalidade de melhorar projetos futuros.

Instrumentos de medição:

  • Relógio comparador ou defletômetro;
  • Clinômetro;
  • Extensômetro mecânico;
  • Transdutor indutivo de deslocamento;
  • Extensômetro elétrico de resistência.

Ficou interessado?

Preencha o cadastro abaixo e um de nossos especialistas irá entrar em contato com você para te ajudar! Ou você pode também entrar em contato diretamente pelo Whatsapp utilizando o botão na parte inferior da sua tela.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Quer receber o catálogo com todas as funcionalidades desse software?

Basta clicar no botão abaixo, preencher seu cadastro e o catálogo será enviado para o seu e-mail.