Uso de cálculo estrutural para sua empresa alavancar novos negócios

 em Análise de Sistemas

Houve um tempo em que o cálculo estrutural não era realizado pela ausência de capacidade computacional. Com o surgimento da necessidade de respostas para problemas complexos, ele passou a ser feito com  o auxílio de microcomputadores e sistemas especializados.

Atualmente, existem sistemas que permitem que o projeto seja feito através de modelagens com simulações e análises, e através delas, componentes e objetos de um alto grau de complexidade podem ser concebidos. Isso também permite que cálculos estruturais que anteriormente seriam considerados bastante complexos possam hoje ser realizados de forma relativamente simples, bastando para isso contar com as ferramentas adequadas.

Inovação

O cálculo estrutural associado a simulações avançadas, que envolvem o uso de ferramentas CAE (Computer Aided Engineering), permite que produtos inovadores possam ser oferecidos. Nesses casos, a tecnologia estabelece um novo limite, permitindo que projetos ousados possam ser validados de forma segura, o que antigamente seria impossível, impondo um conservadorismo estrutural ou fazendo com que os cálculos fossem superdimensionados como forma de garantia contra possíveis falhas no projeto.

Isso representa, na prática, um elevado grau de inovação nos projetos, possibilitando criações de elevado potencial de mercado e até mesmo artísticas. Empresas de engenharia têm nisso uma excelente oportunidade de negócios, com níveis de diferenciação e exclusividade que verdadeiramente agregam valor.

Melhoria contínua

O domínio das ferramentas CAE faz com que a sofisticação dos projetos evolua com o tempo, conforme é adquirida maturidade no seu uso. Projetos maiores e mais arrojados contam com simulações precisas e exaustivas, e com cálculos estruturais confiáveis e precisos.

As oportunidades de negócio proporcionadas por essa melhoria contínua fazem com que a empresa possa se envolver em projetos mais lucrativos, que ao mesmo tempo contam com maior valor agregado e menores custos. Essa combinação gera para a empresa um significado muito importante: maior lucratividade.

Experiência e tecnologia

Embora as ferramentas tecnológicas permitam que profissionais capacitados consigam conduzir  projetos que, sem o seu uso, talvez se tornassem complexos demais, de nada elas adiantam se não forem operadas por alguém com experiência em cálculos estruturais, com capacitação específica para seu uso.

A tecnologia CAE proporciona simulações e verificações, mas não confere o conhecimento em engenharia necessário aos projetos mais ousados. Por esse motivo, para que estratégias envolvendo o uso desse tipo de ferramenta sejam bem-sucedidas, é preciso contar com bons profissionais e oferecer a eles as melhores capacitações em CAE disponíveis.

Empresas que buscam novas oportunidades de negócio e possuem um perfil de inovação devem se familiarizar com as possibilidades a partir do uso de ferramentas CAE. Com investimentos relativamente baixos, em pouco tempo os cálculos estruturais possíveis de serem feitos podem dar vazão à criatividade e ao talento de seus engenheiros e ainda gerar excelentes negócios, rentáveis seguros e maduros.

Sua empresa já utiliza alguma ferramenta para cálculos estruturais complexos? Conheça o nosso portfólio clicando aqui e saiba como a simulação virtual pode ajudar a sua empresa.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Por que investir em software de simulação de produto em tempos de criseAgregue valor aos seus produtos com Simulação Virtual