VirtualCAE e TRY Testes e Simulações no 11° Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos

 em Análise de Sistemas, Educação, Outros, Porque investir em simulação computacional?

Atualmente, em um mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos, é esperado que a discussão sobre fontes de energia renováveis e novas tecnologias que substituam a forma como a mobilidade funciona nos dias de hoje se fortaleça e ganhe mais profundidade. É nesse cenário que o desenvolvimento de novas tecnologias alternativas ao uso de combustíveis fósseis em veículos de pequeno, médio e grande portes ganha força.

Há alguns anos, empresas do setor automotivo e pesquisadores da área de tecnologia desenvolvem modelos de motores movidos a energia elétrica, com o objetivo de construir uma transição gradual dos veículos a combustão para os veículos totalmente elétricos, diminuindo, assim, a emissão de gases responsáveis por grande parte do aquecimento global.

Dessa forma, empresas do mundo todo se engajam nessa jornada, que tem a inovação em sua essência, com o intuito de tornar essas novas tecnologias globalmente acessíveis, para que o planeta como um todo possa se unir por um mundo em que empresas, governos e a sociedade operem de forma mais sustentável.

Esse contexto de eletrificação de veículos, além de ampliar a discussão por soluções mais sustentáveis, também abre espaço para novos cenários no mundo corporativo, no qual surgem novos públicos consumidores e novas oportunidades de negócios de sucesso, voltados para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Pensando nisso, no último dia 14 de Junho de 2022 foi realizado o 11° Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos. Durante o evento, foram discutidos temas como: tecnologias e pesquisa de base sobre mobilidade elétrica no Brasil, estratégia de montadoras e fornecedores para eletrificação do portfólio, regulamentação, infraestrutura, segurança e sistemas de operação.

A VirtualCAE e a TRY Testes e Simulações, por partilharem dos mesmos valores abordados anteriormente, marcaram presença no evento, expondo detalhes dos softwares CarSim, TruckSim, BikeSim e SuspensionSim, referências na aplicação da simulação virtual em veículos elétricos e híbridos. VirtualCAE e a TRY Testes e Simulações são os representantes oficiais dos softwares no Brasil.

SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos

Como soluções profissionais para a modelagem e simulação da dinâmica veicular, o CarSim e o TruckSim oferecem ferramentas para modelar veículos eletrificados de diversas configurações, desde veículos elétricos a bateria até veículos híbridos em série, paralelos e mistos. A modelagem de múltiplos motores elétricos atuantes nas rodas ou eixos do veículo, freios regenerativos, perfis de modos de condução e distribuição de torque eletrificado, fazem do CarSim e do TruckSim fundamentais na conceituação e validação de projetos veiculares eletrificados, permitindo otimizar o desempenho e o consumo do veículo elétrico junto a aspectos clássicos da dinâmica veicular. Os softwares trazem a possibilidade de atingir projetos mais sustentáveis, competitivos e eficientes com grande economia em protótipos e ensaios físicos. Os campos de prova virtuais disponíveis nos softwares permitem a simulação de diversas manobras e ensaios, com excelente correlação com ensaios físicos.

Para nós da VirtualCAE e da TRY Testes e Simulações, é um orgulho fazer parte do desenvolvimento de novas tecnologias e da evolução do mercado automotivo rumo a um mundo mais sustentável. Estamos sempre à disposição para contribuir com a inovação no setor através da simulação virtual e dos mais reconhecidos softwares de desenvolvimento veicular do mercado.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Simulação Virtual na MineraçãoAnálises de Vasos de pressão e projetos de válvulas industriais