Benefícios da Simulação Virtual

Benefícios da Simulação Virtual: da economia à otimização de tempo gasto em processos

Nos últimos anos, aos projetos de engenharia foram incorporados importantes softwares especializados no desenvolvimento de novos produtos. A utilização desta tecnologia, chamada Computer Aided Engineering (CAE), trouxe importantes benefícios na execução de componentes, que vão da economia nos processos à otimização do tempo gasto em diferentes projetos.

O CAE compreende toda uma série de sistemas que auxiliam o profissional, seja na análise da física básica ou na utilização de sistemas mais complexos.

O software garante não apenas melhores desempenhos das soluções adotadas, como evita gastos com futuras medidas corretivas, já que trata-se de uma ferramenta de alta precisão para auxílio na tomada de decisão de forma preventiva.

Sendo assim, a palavra de ordem é: precisão. Ou seja, simular os processos reais de um projeto faz com que os materiais usados, os procedimentos e todas as etapas sejam melhor planejadas, garantindo êxito no resultado final.

Com esse pacote de benefícios anunciados, fica fácil quantificar a economia que a tecnologia pode trazer para seus projetos, como o tempo gasto nos processos, desperdício do material utilizado e controle de mão de obra.

Simulação computacional substitui o engenheiro?

Certamente você já ouviu que a tecnologia vai dominar o mundo. Você pode pensar assim ou acreditar que ela veio para ser uma fiel aliada do homem e, embora a simulação computacional seja uma ferramenta de grande precisão, a resposta é: não.

O bom funcionamento dos softwares dependem da atuação planejada de um engenheiro, que deve alimentar os programas com dados corretos. Ou seja, o programa só devolve os cálculos matemáticos de forma ágil, o profissional ainda é peça fundamental no processo.

Quer aperfeiçoar seus projetos usando tecnologia? Procure quem entende do assunto

Depois de ler os inúmeros benefícios e economia que a utilização da tecnologia pode gerar para os seus projetos de engenharia, é importante lembrar que somente empresas sérias e comprometidas com a importância do seu trabalho serão capazes de atender à suas expectativas.

A VirtualCAE atua na comercialização de softwares e na prestação de serviços de engenharia, proporcionando soluções específicas para simulações tanto em projetos novos como na implantação e aperfeiçoamento de projetos já existentes. Além disso, é a primeira empresa nacional a fazer concessão de um software genuinamente brasileiro ao MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Virtual.PYXIS é destinado às análises de otimização topológica de produtos e é utilizado no MIT Lincoln Laboratory (Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento do Departamento de Defesa Americano), cuja execução é sigilosa.

Quer saber mais sobre o Virtual Pyxis e a Simulação Virtual? Conheça mais em: https://virtualcae.com.br/software/virtual-pyxis/

Deixe um comentário