capa encanador homem

Simulação Estrutural de Poços de Visita e Inspeção

Simulação estrutural de poços de visita e inspeção é um processo técnico que envolve a análise da integridade estrutural de poços de visita (ou poços de inspeção), que são estruturas subterrâneas acessíveis usadas, por exemplo, para inspeção, manutenção e reparo de sistemas de esgoto ou de drenagem.



Essas simulações geralmente envolvem:

  1. Modelagem Computacional: Criação de um modelo digital do poço de visita, incluindo suas dimensões, materiais, condições de suporte e outras características relevantes.

  2. Análise de Cargas: Determinação das cargas a que o poço de visita está sujeito, o que pode incluir o peso do solo e do tráfego acima dele, pressões hidrostáticas, e cargas internas devido ao fluxo de água ou esgoto.

  3. Análise de Elementos Finitos (FEA): Uso de software de FEA para simular como as cargas afetam a estrutura. Este passo pode revelar áreas de tensões elevadas, potencial de deformações, e possíveis pontos de falha.

  4. Análise de Durabilidade: Avaliação de como as condições ambientais, como a corrosão ou o desgaste, podem afetar a integridade do poço ao longo do tempo.

  5. Otimização do Projeto: Com base na simulação, o projeto pode ser ajustado para melhorar a durabilidade, a facilidade de manutenção e a segurança.

  6. Validação: Em alguns casos, as simulações são complementadas por testes físicos para validar os resultados do modelo.

    Esses procedimentos são cruciais para garantir que os poços de visita sejam seguros, acessíveis e duráveis, minimizando os riscos de colapso ou falha, o que poderia ter implicações graves tanto para a infraestrutura quanto para a segurança pública. Profissionais de engenharia civil, ambiental e estrutural geralmente estão envolvidos nesses tipos de simulações.


A VirtualCAE tem experiência com a simulação estrutural de poços de visita e inspeção fabricados em rotomoldagem, para avaliação de cargas hidrostáticas e devido ao lençol freático.



Entre em contato e saiba mais sobre os serviços e produtos oferecidos pela VirtualCAE. ✅

Deixe um comentário