Otimização Topográfica: o que é?

Entenda tudo sobre Otimização Topográfica

A otimização topográfica é uma das classes da otimização de forma que visa a criação de relevos para aumentar a rigidez de uma chapa. É frequentemente utilizada para resolver problemas de modos de vibração, já que uma alteração da topografia de uma chapa exerce influência em suas frequências naturais.

Ela consiste em otimizar a largura, altura e ângulos desses reforços a fim de melhorar a performance estrutural de uma determinada placa, sem alterar sua espessura ou seu material, resultando em placas otimizadas e de fácil manufatura. Devido a isso, existe grande aplicabilidade em indústrias que utilizam frequentemente chapas e placas como a indústria automobilística, aeroespacial e de maquinário.

Otimização Topológica vs. Topográfica

Já comentamos anteriormente aqui no blog sobre a Otimização Topológica e suas aplicações em diversas indústrias e, depois de ler esse artigo, você pode se perguntar: mas qual a diferença dessa otimização topológica para essa que acabei de ler?

A Otimização Topológica tem como objetivo a redução de massa obedecendo restrições de deslocamento, tensão, fator de segurança, entre outros, e faz isso distribuindo o material dentro do volume de projeto a fim de buscar uma distribuição otimizada, removendo partes de material que não forem úteis. A forma resultante geralmente possui geometria complexa e dificilmente manufaturável via métodos tradicionais, sendo necessária a utilização da manufatura aditiva.

Já a Otimização Topográfica tem como objetivo aumentar a rigidez de uma placa obedecendo (geralmente) restrições de modos de vibração, e faz isso criando relevos ao longo da placa. Ou seja, ao contrário da otimização topológica, a topográfica pode apenas alterar a distância de offset dos nós ao longo da normal da superfície. Isso resulta em uma geometria facilmente manufaturável via métodos como a estampagem.

Existem diversos tipos de otimização que podem fazer com que seu produto se destaque em um mercado cada vez mais competitivo. Venha descobrir como podemos te ajudar a reduzir custos e aumentar a confiabilidade de seus produtos!

Deixe um comentário