Simulação Dinâmica para Resposta Sísmica -Altair® HyperWorks™

A simulação estrutural de abalos sísmicos de acordo com as normas do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) foca mais especificamente nas instalações e equipamentos elétricos e eletrônicos. As normas do IEEE relacionadas a terremotos geralmente abordam o desempenho de equipamentos elétricos, como subestações e componentes de sistemas de energia, durante e após tremores de terra.
Quando falamos sobre simulação estrutural sob estas normas, os seguintes aspectos são importantes:


  1. Critérios de Projeto: O projeto deve atender aos critérios estabelecidos pelo IEEE para resistência a terremotos, o que pode incluir aspectos como resistência à vibração e estabilidade estrutural.

  2. Análise Dinâmica: A simulação envolve a aplicação de modelos matemáticos e físicos para prever como as instalações e equipamentos elétricos responderão aos tremores. Isso geralmente envolve análise dinâmica, incluindo a resposta espectral e análise de histórico de tempo.

  3. Software de Simulação: Utilização de softwares avançados de modelagem e simulação para analisar a resposta dos equipamentos e estruturas a diferentes cenários de terremotos.

  4. Testes de Qualificação: Em alguns casos, o IEEE pode requerer testes de qualificação em que os equipamentos são fisicamente submetidos a vibrações para validar o desempenho sob condições sísmicas.

  5. Normas Específicas: O IEEE possui várias normas relacionadas a equipamentos específicos. Por exemplo, a norma IEEE 693 trata de subestações de alta tensão e seu desempenho sob condições sísmicas.

  6. Integração com Outras Normas: A simulação também pode precisar considerar normas de outras organizações relevantes para construção e segurança, como a International Building Code (IBC) ou a ASCE (American Society of Civil Engineers).


A simulação estrutural de acordo com as normas do IEEE é crucial para garantir a segurança e a continuidade operacional de instalações elétricas e eletrônicas em áreas propensas a terremotos. Isso ajuda a garantir que infraestruturas críticas, como redes de energia, permaneçam operacionais durante e após eventos sísmicos.

Um software que pode ser usado para a Simulação Estrutural de Abalos Sísmicos de acordo com as normas do IEEE é o Altair HyperWorks.

A VirtualCAE é a especialista em Simulação Estrutural de Abalos Sísmicos, realizando serviços de simulação virtual para diversos de clientes.


Entre em contato e saiba mais sobre os serviços e produtos oferecidos pela VirtualCAE. ✅

Deixe um comentário