Como aplicar o Método dos Elementos Finitos

Como aplicar Elementos Finitos na minha empresa?

Recentemente, postamos um artigo sobre o que é o Método dos Elementos Finitos (MEF) aqui no nosso blog (Leia-o clicando aqui!). Algumas das principais dúvidas que aparecem são: Como consigo aplicar Elementos Finitos na prática? Isso daí não é só mais uma coisa para acadêmicos e pesquisadores? 

Esse é o objetivo desse artigo: responder essas perguntas e proporcionar a você um bom motivo para adotar essa tecnologia! Então, vamos lá! 

Os meios utilizados

A primeira coisa que você deve saber é de que a utilização do Método dos Elementos Finitos se dá por meio de softwares especializados no assunto, como o Simcenter FEMAP ou o Simcenter Nastran. São eles os responsáveis por “entender” o problema e resolver as milhares de equações necessárias para obter o resultado.

A aplicação dos resultados de Elementos Finitos

Mas para que utilizarei esses resultados? É aí que mora a razão de ser do MEF: ele dá um previsão do comportamento de um produto com alta fidelidade e qualidade! 

Vamos tomar por exemplo uma empresa que trabalha com soldas e detecta que um certo produto está falhando mais do que em relação aos outros. Com a utilização de um software de Elementos Finitos como o FEMFAT, essa empresa pode investigar, com precisão, as condições que causam a falha na sola por fadiga sem ter que recorrer a uma campanha de testes extensiva

Um outro exemplo que também ocorre bastante na indústria: Uma outra empresa fabrica eixos metálicos que serão utilizados em veículos e precisa saber como que esse produto se comportará quando vibrações forem induzidas neles. A empresa utiliza os Elementos Finitos via softwares como o Simcenter 3D para determinar, dada a geometria do eixo e as condições de contorno, os modos de vibração, as tensões atuantes e deflexões. Tudo isso dentro de um Laboratório Virtual, reduzindo a necessidade de protótipos! 

Conclusão

Como podemos ver, as aplicações do Método dos Elementos Finitos ajuda a entender o comportamento de um produto antes mesmo de sua fabricação, o que abre portas para diversas otimizações e inovações! 

Os exemplos aqui citados são voltados à parte estrutural da Engenharia, mas as aplicações dos Elementos Finitos é muito ampla: é possível aplicá-lo em problemas de fluidodinâmica (CFD), eletromagnetismo (EMAG), otimização topológica (OT), paramétrica e topográfica, e muito mais! 

A VirtualCAE quer ser uma parceira da sua empresa e ajudar você a inovar em seus produtos e reduzir seus custos! Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato para que possamos entender seus problemas e fornecer as soluções! 

Deixe um comentário