Análise de fadiga com o FEMFAT e suas aplicações na indústria

Análise de fadiga com o FEMFAT e suas aplicações na indústria

FEMFAT é um software avançado de simulação e análise de fadiga, amplamente utilizado na indústria para prever a vida útil de componentes e estruturas sujeitas a carregamentos cíclicos. Desenvolvido pela empresa Magna Powertrain Engineering Center Steyr e comercializado também pela VirtualCAE, o FEMFAT combina métodos de elementos finitos (FEA) e técnicas de fadiga para fornecer uma solução abrangente de análise de fadiga. Ele aumenta a confiabilidade e robustez de componentes na indústria automotiva, bem como na construção de máquinas e plantas.

Uma das principais aplicações do FEMFAT é a análise de fadiga estrutural em componentes mecânicos e estruturas complexas. O software permite a modelagem detalhada de peças e sistemas, levando em consideração a geometria, materiais, condições de carregamento e ambientais. Com base nessas informações, o FEMFAT realiza cálculos avançados para prever o desempenho em termos de fadiga e vida útil dos componentes.

Análise de fadiga com o FEMFAT e suas aplicações na indústria
Análise de fadiga com o FEMFAT e suas aplicações na indústria

Outra aplicação importante do FEMFAT é a análise de fadiga multiaxial. Muitos componentes e estruturas estão sujeitos a carregamentos em várias direções, o que pode afetar significativamente sua vida útil. O FEMFAT utiliza algoritmos avançados para avaliar os efeitos da combinação de diferentes direções de carregamento, incluindo tensões principais, tensões de cisalhamento e tensões multiaxiais, para fornecer uma previsão precisa da fadiga multiaxial.

Além disso, o FEMFAT também pode ser usado para análise de vida residual, que é particularmente útil em situações em que é necessário avaliar a vida útil restante de componentes já em uso. O software permite que os engenheiros coletem dados operacionais e usem essas informações para calcular a vida útil restante com base nas condições reais de operação.

O FEMFAT é amplamente utilizado em setores como automotivo, aeroespacial, ferroviário, energia eólica e muitos outros, onde a durabilidade e confiabilidade dos componentes são essenciais. Ao utilizar o FEMFAT, as empresas podem economizar tempo e recursos, evitando a necessidade de testes físicos extensivos, permitindo uma previsão mais rápida e precisa da vida útil dos componentes.

A aplicação do  FEMFAT na indústria automotiva e rodoviária é bastante relevante, possibilitando o aumento da confiabilidade e robustez de componentes. Ele permite configurar tarefas de desenvolvimento e processos de produção de forma mais eficiente e econômica. O FEMFAT também permite identificar áreas críticas nos estágios iniciais de desenvolvimento e simular processos e conexões. Além de oferecer previsão de vida útil de fadiga de todos os componentes do veículo (motor, caixa de câmbio, chassi, quadros, carroceria etc.). 

Análise de fadiga com o FEMFAT e suas aplicações na indústria
Análise de fadiga com o FEMFAT e suas aplicações na indústria

One Reply to “Análise de fadiga com o FEMFAT e suas aplicações na indústria”

Deixe um comentário