altair capa

Simulação de Manufatura Aditiva com Inspire Print3D

O processo de criação e produção de uma peça feita por manufatura aditiva pode ser demorado e custoso, pois muitas vezes é necessário vários testes e protótipos para identificar e corrigir os erros antes de se conseguir fabricar a peça final. Mesmo com projetistas e engenheiros experientes que conhecem bem o processo de fabricação, existem defeitos que não podem ser previstos anteriormente de forma simples.

Com foco na otimização e simulação de design, o Altair Inspire Print3D permite que os usuários criem e simulem a impressão de protótipos funcionais, podendo prever assim falhas e características indesejáveis para o projeto. O Inspire Print3D simplifica a identificação e correção de possíveis deformações, delaminações e problemas de aquecimento excessivo antes de construir uma peça.

Com o uso do Inspire Print3D é possível acelerar a criação, otimização e estudo de peças impressas em 3D inovadoras e estruturalmente eficientes, fornecendo um conjunto de ferramentas rápidas e precisas para o projeto e simulação de processo de peças de fusão seletiva a laser (SLM).  O Altair Inspire Print3D também oferece acesso a uma variedade de materiais avançados e tecnologias de impressão para uma experiência de impressão personalizável e simplificada.

A partir de uma geometria CAD importada ou dos resultados de uma otimização da topológica (que pode ser feita dentro do próprio Inspire), as estruturas de suporte podem ser facilmente geradas e otimizadas. Alternativas de design podem ser rapidamente exploradas e avaliadas sem sair do ambiente familiar do usuário do Inspire.

Inspire-suporte

Peça gerada pela otimização topológica do Inspire e suportes criados com o Inspire Print3D.

Os engenheiros podem entender rapidamente as alterações no processo ou no projeto que afetam a capacidade de fabricação e, em seguida, exportar a peça e a geometria da estrutura de suporte para os principais softwares de preparação de impressoras para produzir a peça. Como resultado, as equipes reduzem os custos de desenvolvimento de produtos e manufatura aditiva, reduzindo o uso de material, os tempos de impressão e o pós-processamento.

Além disso, a simulação termomecânica avançada permite que os engenheiros de projeto desenvolvam peças prontas para manufatura aditiva. Ao capturar o comportamento independente do tipo de impressora, com o Inspire Print3D, os designers podem avaliar e modificar facilmente as variáveis ​​críticas do processo. Reduzindo as tentativas e erros custosos ao simular a construção, resfriamento, corte e retorno elástico da peça, o Inspire Print3D oferece designs com o menor número de suportes, orientados de maneira ideal na mesa de impressão.

Inspire-termomecanica

Simulação termomecânica do processo de SLM.

Deste modo, a utilização do Inspire Print3D acelera e otimiza o processo de manufatura aditiva, reduzindo erros que tornam a produção de peças por esse método tão custosa.

A VirtualCAE fornece o software Altair Inspire e o suporte necessário para otimizar os processos de manufatura aditiva da sua empresa.

Deixe um comentário