Altair physicsAI: Simulação + Inteligência Artificial

Você sabia que é possível aplicar a Inteligência Artificial junto com a Simulação CAE para acelerar o ciclo de um projeto? O software Altair PhysicsAI é uma nova ferramenta disruptiva que usa modelos preditivos para obter resultados extremamente rápidos a partir de dados de simulação CAE. A base é a famosa tecnologia de Deep Learning.


Operando na interface do Altair HyperWorks, um renomado ambiente CAE global, o Altair physicsAI combina o poder dos algoritmos de aprendizado profundo com simulações tradicionais baseadas em Elementos Finitos. Os usuários carregam conjuntos de dados, que são coleções de simulação que podem ser usadas para treinar a ferramenta para obter os resultados desejados. Ao treinar em grandes conjuntos de dados, os algoritmos aprendem padrões e relacionamentos existentes nos dados, permitindo que a ferramenta proponha variações de design inovadoras.

inteligência artificial


A AI de física da Altair oferece previsões rápidas de fenômenos físicos, Essa tecnologia treina modelos utilizando diversas simulações existentes, abrangendo desde conceitos de design mais antigos até peças similares e programas diversos. Diferenciando-se dos limites dos estudos paramétricos, a physicsAI opera diretamente em malhas 3D ou CAD. Aproveitando o moderno aprendizado profundo geométrico, a physicsAI compreende a relação entre geometria e desempenho em diferentes contextos físicos. Uma vez treinados, os modelos de AI física geram previsões de 10x a 100x mais velocidade em comparação com os solucionadores tradicionais, permitindo que equipes avaliem mais conceitos e tomem decisões de design mais embasadas.

Contrastando com o aprendizado de máquina convencional, o physicsAI adquire conhecimento diretamente da geometria, dispensando a necessidade de parametrização. Isso implica que ele pode aprender a partir de qualquer simulação prévia, eliminando a obrigação de realizar experimentos de design. 


O exemplo mostrado na imagem acima é de um sistema automotivo, uma análise CFD de um manifold. O resultado de escoamento em um novo modelo, usando esta metodologia, acontece em segundos. 

O processo funciona da seguinte maneira:

  1. Organização dos dados históricos de simulação ou teste físico
  2. Algoritmo realiza o treinamento com base nos dados
  3. Previsão de resultado de engenharia (tensão, deslocamento, perda de carga, etc) em novo modelo (CAD ou malha CAE) em fração de segundos

A grande vantagem desta metodologia é a drástica redução de tempo comparado com a solução de CAE tradicional. Isso permite testar mais variações de projeto em menos tempo. 

O physicsAI pode ser integrado ao Altair HyperWorks ou outros softwares de simulação para uso em diversas aplicações como FEA, CFD, crash entre outras físicas. 


Entre em contato e saiba mais sobre os serviços e produtos oferecidos pela VirtualCAE. ✅

Deixe um comentário